Seja no mercado físico ou digital, a constante evolução tecnológica sempre traz mutações às formas de comunicação que afetam diretamente a metodologia de compra de um consumidor. Antigamente, o momento da tomada de decisão de compra era o foco das ações de Marketing, porém o comportamento do cliente alterou-se relativo as suas interações mais interpessoais, portanto tornou-se fundamental que as empresas integrassem o crescimento pessoal do público delas.
De modo geral, é necessário compreender que as pessoas não decidem realizar uma compra de repente, consequentemente são mais exigentes para confiar em marcas dessa forma. Assim, um novo método de venda surgiu com o intuito de gerar um processo para que o consumidor vivenciasse ao lado da marca uma experiência gradativa até o exato momento de compra, e esse processo é chamado de Journey Builder, ou jornada do cliente.
O que é o Journey Builder?
A jornada do cliente tem como objetivo analisar o trajeto de compra do consumidor, observando até onde o seu interesse se expande e em que estágio ele se interrompe. Para que, dessa maneira, a empresa crie ações e novas abordagens para que o cliente conclua a compra na próxima visita dele.
A jornada engloba todo o processo pelo qual o consumidor passa: desde o seu primeiro contato com a marca, quando ele realiza uma compra até o caminho da aprovação do que foi exercido. Em outras palavras, a jornada do cliente será a experiência que seus potenciais clientes terão com sua empresa.
Qual a importância do Journey Builder para a sua empresa?
Conhecer a jornada do cliente e todas as suas etapas é essencial para uma definição de estratégias comerciais mais eficazes e capazes de convencer o cliente de comprar seu produto.
São raras as vezes em que um cliente compre algo em seu primeiro contato com uma marca. Portanto, é de extrema importância que as empresas compreendam o caminho do consumidor até o momento de decisão da compra.
Quando uma empresa estrutura de forma eficaz um mapeamento de toda a jornada, a personalização de interação e a criação de estratégias de marketing se tornam mais fáceis e precisas no momento adequado, entregando uma experiência de compra leve e satisfatória o suficiente para o cliente voltar a comprar os produtos ou serviços da sua empresa.
Quais são as etapas do Journey Builder?
As jornadas possuem diferenças criativas de acordo com as características do público-alvo de um produto. Ainda assim, uma estratégia de Marketing de Conteúdo é trabalhada em quatro etapas primordiais:
Aprendizado e descoberta: o cliente ainda não entende completamente seu problema, e sua empresa o auxiliará a descobrir sua origem e suas possíveis soluções;
Consideração da solução: seus potenciais clientes já compreenderam o problema e passam a buscar a solução mais ideal para a sua necessidade;
Decisão de compra: seus potenciais clientes passam a analisar as soluções propostas e disponíveis, tornando-se oportunidades de vendas;
Fidelização: os possíveis clientes tornam-se consumidores e mantém o relacionamento com sua marca, passando a confiar em seu trabalho e produto.