A sigla CRM vem do termo “Customer Relationship Management”, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, que significa uma administração multicanal de todas as partes relacionadas com a comunicação do seu negócio.
Pense que, ao criar seu negócio, desenvolver sua estratégia de marketing digital e seu site, você terá um número cada vez maior de pessoas para administrar. Manter tudo isso em uma planilha não será eficiente.
Nesse sentido, a ferramenta de CRM é uma das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras. Com essa solução, você organiza a comunicação da sua empresa e melhora a experiência do seu cliente.
Pensando em te ajudar a manter um bom relacionamento com o cliente e ter um marketing digital eficiente, explicaremos a seguir muitos dos benefícios de ter uma solução de CRM e como a mesma pode modernizar sua empresa.
O QUE FAZ UM CRM?
O CRM armazena todo tipo de informação de pessoas com o seu negócio, sendo consumidor ou não. Ele reúne em um só ambiente dados cadastrais, como nome, endereço, telefone e e-mail; automatização de envio de campanhas; histórico de mensagens, etc
Dessa maneira, a plataforma simplifica e monitora os processos de venda e permite que você ganhe tempo automatizando processos que eram feitos manualmente.
Além disso, o CRM mantém todas as informações de clientes e da própria empresa, sempre atualizadas em tempo real, para todos os membros da equipe independentemente de onde estejam.
Por fim, com a solução de CRM você não precisa enviar campanhas de marketing digital uma por uma, manualmente, e as informações sobre seus clientes não ficam espalhadas em múltiplos canais de comunicação.
COMO O CRM MELHORA UM NEGÓCIO?
A solução de CRM permite que você acompanhe todo o processo de contato com o cliente detalhadamente: desde a primeira comunicação até o feedback pós-venda.
Todos os processos são registrados para que, mais tarde, você consiga ter uma base de dados completa e disponível para aperfeiçoar ainda mais a experiência de atendimento ao cliente.
Além disso, os vendedores conseguem acessar as informações de qualquer lugar que estejam, facilitando o dia a dia deles, impedindo que mais de um colaborador entre em contato com o mesmo cliente, ou que ocorram erros de comunicação.
O CRM pode ser utilizado de diferentes maneiras, como:
- Verificar a etapa da jornada de compra;
- Criar estratégias de marketing;
- Ter atendimento personalizado;
- Melhorar considerável o atendimento ao cliente;
- Conseguir decisões inteligentes para sua empresa;
- Ter mais leads gerados;
- Obter maior número de vendas;
- Conseguir maior fidelização de clientes.
ATENDIMENTO AO CLIENTE
O atendimento ao cliente é toda assistência que você oferece para as pessoas que entram em contato com o seu negócio: antes, durante e depois da compra.
Uma venda começa com uma boa comunicação e, consequentemente, com um bom atendimento, para que ao final a experiência do cliente seja sempre positiva!
É a capacidade de oferecer o suporte necessário para resolver qualquer tipo de problema da forma mais rápida e intuitiva, independentemente do canal de comunicação. Caso a pessoa esteja falando por e-mail ou por telefone, por exemplo, a experiência dela será a mesma e o operador terá todas as informações disponíveis em ambos os canais.