Visit Sponsor

Written by 10:36 Google, Mercado Tecnológico, Notícias

Escassez de profissionais de TI no Brasil: um desafio para o setor, segundo estudo do Google

O mercado de tecnologia da informação (TI) no Brasil enfrenta um grande desafio: a escassez de profissionais qualificados. De acordo com um estudo divulgado pelo Google nesta quarta-feira (31), o país enfrentará um déficit de 530 mil especialistas na área até 2025.

O relatório, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), revela que, entre 2021 e 2025, cerca de 53 mil profissionais se formarão, enquanto a demanda por novos talentos nesse período será de aproximadamente 800 mil, segundo dados da Brasscom, associação que representa as empresas de tecnologia.

“O resultado é um déficit de 530 mil profissionais, evidenciando ainda mais o desequilíbrio entre oferta de trabalho e talentos disponíveis”, afirma o Google. “A falta de habilidades digitais do Brasil o coloca na terceira posição entre os países do G20 que mais desperdiçam a oportunidade de aumentar o PIB”.

O estudo revela ainda que 92% das startups participantes acreditam que há escassez de profissionais de tecnologia no Brasil, o que impacta diretamente na inovação dos negócios e pode até mesmo ameaçar a sobrevivência das empresas.

Mas quais são os principais motivos para essa escassez? O Google ouviu startups, executivos e profissionais do setor, que listaram diversos fatores. Entre eles, estão o ensino defasado de pensamento lógico nas escolas brasileiras, as barreiras enfrentadas por pessoas negras e mulheres no mercado de tecnologia, a falta de desenvolvimento de profissionais seniores na área de TI no país, a dificuldade dos jovens em conseguir o primeiro emprego na área de tecnologia, as limitações para pessoas que vivem em regiões distantes dos grandes centros urbanos e as condições mais atraentes oferecidas internacionalmente, o que acaba esvaziando o mercado nacional.

O estudo aponta também as áreas que apresentam os maiores déficits globais de talentos: segurança da informação, inteligência artificial, arquitetura de nuvem e organização de T.I. Automação, respectivamente.

Para André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina, “são muitas vagas e poucos profissionais qualificados para atender às atuais necessidades do mercado”.

A escassez de profissionais de TI no Brasil é um desafio que requer ações para suprir essa demanda crescente. É fundamental investir na formação de novos talentos, modernizar o currículo escolar, promover a inclusão e diversidade no setor, além de criar oportunidades de emprego para os jovens interessados em ingressar nessa área tão importante para a economia do país.

As empresas, governo e instituições de ensino devem unir esforços para criar programas de capacitação, bolsas de estudo, parcerias entre universidades e o setor privado, fomentando o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e impulsionando o mercado de TI no Brasil.

É necessário compreender que a tecnologia é um dos principais motores da transformação digital e do crescimento econômico. Investir na formação de profissionais qualificados é essencial para impulsionar a inovação, a competitividade das empresas brasileiras e a geração de empregos de qualidade.

Diante desse cenário desafiador, espera-se que o setor público e privado trabalhem em conjunto para superar a escassez de profissionais de TI no Brasil, garantindo assim um futuro mais promissor e sustentável para a área de tecnologia da informação no país.

(Visited 40 times, 1 visits today)
Close