Visit Sponsor

Written by 10:25 Notícias

Tecnologia Wi-Fi permite ver através de paredes

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (UCSB), nos Estados Unidos, recentemente revelou uma técnica revolucionária que promete mudar nossa percepção do que o Wi-Fi é capaz de fazer. Enquanto a tecnologia Wi-Fi já é conhecida por detectar movimentos através de paredes desde 2015, essa nova abordagem permite “ver” objetos estáticos, marcando um grande avanço no campo da comunicação sem fio.

A base desse avanço repousa nos princípios da Teoria Geométrica da Difração (GTD), uma técnica desenvolvida pelo matemático americano Joseph Keller em 1962, que analisa o espalhamento e a radiação de ondas eletromagnéticas em objetos. Com a utilização da GTD, os pesquisadores conseguiram realizar uma tarefa impressionante – a leitura do alfabeto inglês através de paredes usando sinais de Wi-Fi.

Para contornar o desafio de “enxergar” objetos estáticos, a equipe da UCSB focou nas bordas dos objetos, da mesma forma que uma pessoa faria ao contornar um desenho. Eles conseguiram criar o que chamaram de “cones de Keller,” que são formas que difratam as bordas dos objetos, permitindo a interpretação e a revelação gradual da cena observada.

A configuração que tornou isso possível, denominada “Wiffract,” foi montada pelos pesquisadores do Mostofi Lab da UCSB e consiste em três transmissores Wi-Fi e um receptor móvel que envia e recebe sinais através de paredes. Enquanto a capacidade de atravessar paredes é um recurso comum em qualquer roteador doméstico, a inovação aqui reside em ler como essas ondas de rádio são afetadas ao atingir objetos.

A engenheira elétrica e de computação Yasamin Mostofi, professora da UCSB e autora principal do estudo intitulado “Análise de Cones de Keller para Imagens RF,” descreve a técnica como a criação de uma estrutura matemática que utiliza as assinaturas desses cones como referências para inferir a orientação das bordas, produzindo um mapa detalhado da cena.

A técnica funciona detectando a existência de uma borda, e a partir desse ponto, determina a orientação dessa linha de encontro entre duas bordas, com base na melhor correspondência à assinatura do cone de Keller. Isso permite a geração de imagens detalhadas dos objetos estáticos.

Apesar de ainda não ter sido revisado por pares, esse estudo tem o potencial de ter inúmeras aplicações no mundo real. Desde resgates em situações de desastre até a vigilância em tempo real de cômodos em sistemas de monitoramento residencial inteligente, essa tecnologia abre um leque de possibilidades surpreendentes para a sociedade.

À medida que essa pesquisa evolui e se aprimora, poderemos testemunhar a ampliação do espectro de aplicação da tecnologia Wi-Fi, impactando positivamente diversas áreas da nossa vida cotidiana e da sociedade como um todo. Com certeza, essa é uma inovação que merece nossa atenção e comemoração.

(Visited 11 times, 1 visits today)
Close