Visit Sponsor

Written by 11:00 Mercado digital

5 tendências de mercado para 2023

O ano de 2023 promete ser um ano de mudanças significativas no mercado global. Com a pandemia de COVID-19 ainda impactando a economia mundial, muitas empresas estão se adaptando a novas realidades e prioridades. Aqui estão algumas das principais tendências de mercado que se espera que influenciem o mundo dos negócios em 2023.


Quais são as principais tendências de negócios para esse ano?

Prever as tendências de mercado é fundamental para os empresários e investidores que desejam se manter à frente da concorrência e aproveitar as oportunidades que surgem. Dessa forma, muitas companhias já iniciaram alguns processos de inovação, otimizando serviços e aumentando as vendas. Confira abaixo algumas das tendências de mercado para você não ficar para trás:

  1. Integração da inteligência artificial no mercado

A inteligência artificial (IA) vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas para desenvolvimento de produtor, melhoria nos processos da companhia e otimização da comunicação direta com o cliente. Sendo assim, o uso estratégico das Ias será fundamental para a resolução de desafios de 2023, como: mecanismos de reconhecimento de fala, padronização de metodologias de linguagem em chatbots, imagens em conteúdos de comunicação e muitas outras utilidades.

  1. Pop-Up Stores

O conceito de pop-up stores é bem simples: uma loja física montada de forma temporária em algum local. Fugindo do tradicional empreendimento fixo, que planeja se manter a longo prazo em um espaço, esse modelo de negócio tem um período predefinido que costuma ser breve, como de semanas ou meses.

Um dos exemplos mais famosos desse modelo de empreendimento no Brasil é a Shein. Em novembro de 2022, a marca abriu uma unidade em São Paulo que durou cerca de uma semana. Em 2023, a rede pretende investir neste modelo de investimento em mais quatro cidade.

  1. Customer Experience (experiência imersiva do cliente)

Com a necessidade de uma conexão ainda mais profunda com o cliente, entender os fatores em alta no ano pode preparar a sua empresa para qualquer obstáculo futuro. Por esse motivo, o debate sobre a incrementação do customer experience sempre se torna mais atual, já que a utilidade desse planejamento busca acolher ainda mais o consumidor e estabelecer uma cultura de compra que faça com que ele se identifique cada vez mais com a marca e se torne um fiel comprador da companhia.

  1. Quick Commerce

O tempo de entrega de um produto é um fator essencial que influencia diretamente a satisfação dos compradores de produtos e consumidores de delivery de comidas. Dessa maneira, em meio à alta competitividade, realizar entregas com velocidade é um diferencial cada vez maior nas empresas.

O comércio rápido, ou quick commerce, é caracterizado por ser uma compra online em que a condição de entrega é muito veloz. Essa modalidade logística faz com que as empresas se comprometam a entregar os produtos até os clientes em menos de 24 horas, e deve prosseguir sua ascensão no ano de 2023.

  1. Private Labels

A Private Label é uma das principais tendências do novo mercado. Sendo uma expressão em inglês que significa “etiqueta privada”, ela é usada para nomear a prática das empresas que terceirizam 100% do processo produtivo, funcionando da seguinte forma: uma indústria fabrica os itens que serão comercializados por varejistas e os distribui a eles com exclusividade garantida, os quais terão então seu rótulo nessas mercadorias produzidas.

Em resumo…

As tendências de mercado para 2023 apontam para um ambiente de negócios cada vez mais digital, sustentável e centrado no cliente. As empresas que conseguirem se adaptar a essas mudanças e atender às expectativas dos clientes têm boas chances de prosperar nos próximos anos.

(Visited 16 times, 1 visits today)
Close