Visit Sponsor

Written by 10:40 Mercado Tecnológico, Notícias

Empresa japonesa pode se tornar a primeira a fazer pouso privado na Lua

A empresa japonesa ispace está prestes a fazer história nesta terça-feira (25) com a tentativa de realizar o primeiro pouso de um módulo privado na Lua. Caso a missão seja bem-sucedida, a ispace se tornará a primeira companhia privada a alcançar esse feito.

O módulo Hakuto-R Mission 1 iniciará a descida em direção ao satélite natural da Terra por volta de 12h40 (horário de Brasília). A ispace anunciou três pontos de alunissagem alternativos, e a data do pouso pode ser adiada para 26 de abril, 1 ou 3 de maio, dependendo das condições.

O módulo, que tem apenas três metros de altura e pesa 340 quilos, está em órbita lunar desde o mês passado, quando foi lançado da Terra por um dos foguetes Falcon 9 da SpaceX.

Até hoje, apenas os governos dos Estados Unidos, Rússia e China conseguiram colocar robôs na superfície da Lua. A ispace, com apenas 200 funcionários, busca ampliar a esfera da vida humana ao espaço e criar um mundo sustentável, fornecendo serviços de transporte de alta frequência e baixo custo para a Lua.

Seu fundador, Takeshi Hakamada, afirmou que a missão estabelece “as bases para liberar o potencial da Lua e transformá-la em um sistema econômico robusto e vibrante”. A empresa acredita que a Lua pode receber uma população de 1 mil pessoas em 2040, além de 10.000 visitantes por ano.

O sucesso da missão ainda não está garantido, como demonstrou a queda do módulo israelense SpaceIL em 2019. No entanto, a ispace se mantém otimista e o fundador afirmou que deseja ser testemunha deste dia histórico, que marca o início de uma nova era nas missões lunares comerciais.

(Visited 20 times, 1 visits today)
Close