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Written by 10:39 Google, Mercado digital, Notícias

YouTube adota abordagem agressiva para combater bloqueadores de anúncios

O YouTube, plataforma de vídeos pertencente ao Google, está intensificando sua estratégia para lidar com bloqueadores de anúncios. Agora, os usuários têm três chances para desativar a ferramenta de bloqueio, caso contrário, o player de vídeos será bloqueado.

Foram realizados vários testes diferentes neste serviço, sendo o mais recente o mais radical até agora. Um usuário do Reddit compartilhou uma captura de tela que exibe a mensagem do YouTube para aqueles que utilizam esse tipo de ferramenta.

“O reprodutor de vídeos será bloqueado após 3 vídeos”, é como começa a mensagem, que exibe os números em um contador. “Parece que você está usando um bloqueador de anúncios. O reprodutor de vídeos será bloqueado a não ser que o YouTube seja adicionado à lista de permissões ou que o bloqueador de anúncios seja desabilitado”, prossegue o texto no banner.

Essa ação mais firme contra bloqueadores de anúncios é justificada pelo YouTube como uma forma de garantir que o serviço continue gratuito para bilhões de espectadores ao redor do mundo. A plataforma destaca a opção de assinar o YouTube Premium para assistir a vídeos sem anúncios e afirma que os criadores de conteúdo ainda recebem remuneração pelos inscritos.

Ao final da mensagem, são oferecidas duas opções ao usuário que utiliza adblock: permitir a exibição dos anúncios ou experimentar a versão Premium. O reprodutor de vídeos permanecerá bloqueado após três vídeos assistidos até que uma ação seja tomada.

Essa nova abordagem do YouTube surge após várias tentativas anteriores. No mês passado, usuários relataram a exibição de pop-ups com alerta de que “bloqueadores de anúncios não são permitidos”. Contudo, naquela ocasião, não havia o contador de três chances, e o vídeo era retomado assim que o bloqueador de anúncios era removido.

É evidente que o YouTube está empenhado em encontrar maneiras efetivas de combater o uso de bloqueadores de anúncios, uma prática que afeta diretamente a receita gerada pelos anúncios veiculados na plataforma. Os usuários agora têm uma escolha clara: permitir os anúncios e continuar assistindo vídeos gratuitamente ou optar pela experiência livre de anúncios com o YouTube Premium. Resta aguardar para ver como essa abordagem mais agressiva afetará o uso de bloqueadores de anúncios e a dinâmica do YouTube como um todo.

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