Visit Sponsor

Written by 14:58 Mercado Tecnológico, Notícias, Sem categoria, Serviços

Operadoras de telefonia móvel reavaliam oferta de acesso gratuito a apps

A popular estratégia conhecida como “zero rating”, que oferece acesso gratuito a aplicativos como WhatsApp, YouTube e outros sem afetar a franquia de dados móveis, pode estar com os dias contados. Segundo o jornal Estadão, operadoras como Claro, Vivo e TIM estão planejando reavaliar a disponibilidade desse serviço.

Nos últimos anos, o “zero rating” tem atraído um grande número de clientes, permitindo o acesso a redes sociais, mensageiros e plataformas de áudio e vídeo sem consumir os dados contratados. No entanto, essa ação parece ter se tornado um problema para as operadoras.

Com o aumento do consumo de dados devido à expansão do 4G e a tendência de crescimento com a chegada do 5G, as empresas estão em busca de formas de otimizar seus ganhos e investir na capacidade das redes, conforme destaca o Estadão.

Outro fator que pode contribuir para essa mudança de planos é a discussão em relação ao pagamento pelo uso das redes pelas grandes empresas de tecnologia. Serviços disponibilizados por empresas como Google, Meta, Netflix e Amazon estão entre os que mais consomem dados.

Em uma participação no Painel Telebrasil Innovation, no mês passado, o presidente do grupo Claro Brasil, José Felix, afirmou que o “zero rating” foi um equívoco. No entanto, ele acredita que ainda há tempo de rever a estratégia da companhia, que oferece uso ilimitado do WhatsApp, Instagram, Waze, Facebook e TikTok em alguns de seus planos.

A Vivo, por sua vez, que disponibiliza acesso gratuito ao WhatsApp em planos pré e pós-pagos, além de algumas opções com Waze ilimitado, está analisando a possibilidade de cortar essa oferta. De acordo com o vice-presidente de negócios da empresa, Alex Salgado, é necessário remunerar os investimentos feitos na rede.

A TIM, que oferece principalmente acesso gratuito ao WhatsApp e Deezer em planos pré-pagos, além da inclusão do Instagram e outros serviços em suas opções pós-pagas, parece seguir a mesma linha de raciocínio. A operadora também busca aumentar sua receita para garantir os investimentos em suas redes móveis.

Portanto, os clientes das operadoras de telefonia móvel podem ter que se preparar para possíveis mudanças nas ofertas de acesso gratuito a aplicativos populares. À medida que as operadoras buscam otimizar seus ganhos e investir nas redes, a estratégia do “zero rating” pode ser reavaliada, afetando assim o consumo de dados sem desconto na franquia contratada.

(Visited 11 times, 1 visits today)
Close