Visit Sponsor

Written by 11:09 Inteligência Artificial, Mercado digital, Notícias, Segurança

Brasil é o 3º país com maior número de contas comprometidas do ChatGPT

O Brasil é o 3º país com o maior número de contas comprometidas do ChatGPT, de acordo com um artigo divulgado pela empresa de segurança digital Group-IB. Entre junho de 2022 e maio de 2023, mais de 100 mil logins da plataforma foram descobertos na dark web.

Com um total de 6.531 credenciais roubadas por hackers, o Brasil fica atrás apenas da Índia, com 12.632 contas comprometidas, e do Paquistão, com 9.217 contas. A situação é ainda mais alarmante quando se considera apenas o número de contas comprometidas na América Latina, que chega a 12.314.

Segundo o Group-IB, o número geral de contas roubadas do ChatGPT teve um aumento significativo durante o período analisado. Enquanto foram detectados apenas 74 logins comprometidos em junho de 2022, foram registrados 26.802 casos em maio de 2023.

Especialistas destacam que as contas no ChatGPT, plataforma desenvolvida pela OpenAI, tornaram-se populares na dark web devido ao armazenamento do histórico de pesquisa e respostas dos usuários. Isso permite que os hackers acessem possíveis informações confidenciais de pessoas e empresas.

“Diversas empresas estão incorporando o ChatGPT em suas operações. Os funcionários inserem dados sigilosos ou utilizam o bot para otimizar o código proprietário”, destaca Dmitry Shestakov, chefe de inteligência de ameaças do Group-IB.

Devido a questões de segurança, as gigantes da tecnologia, Apple e Samsung, proibiram seus colaboradores de utilizarem o chatbot no ambiente de trabalho. Segundo as empresas, essa medida tem como objetivo evitar vazamentos de informações confidenciais.

Outros dados sobre o roubo de logins do ChatGPT revelam que a região da Ásia-Pacífico foi a mais afetada durante o período avaliado pelo Group-IB, com um total de 40.999 casos (equivalente a 40,5% do total). O Oriente Médio e a África registraram 24.925 casos, enquanto a Europa teve 16.951 incidentes.

Por fim, a empresa de segurança recomenda algumas práticas para proteger os logins em diversas plataformas, como a troca regular de senhas e a adoção da autenticação de dois fatores. Essas medidas podem ajudar a prevenir o roubo de informações e garantir a segurança dos usuários.

(Visited 8 times, 1 visits today)
Close